Shortcut é um programa de cooperação europeia dedicado à educação para o cinema cujo objectivo é o de dar a descobrir o cinema, desenvolvendo a capacidade de análise crítica assim como o conhecimento das técnicas e da linguagem cinematográficas.
Shortcut visa estimular e desenvolver nos jovens o gosto pelo cinema europeu, oferecendo-lhes a oportunidade de descobrir e trabalhar sobre vários filmes de diferentes nacionalidades durante o ano lectivo e convidando-os a estabelecer relações entre as obras graças à abordagem pedagógica específica elaborada pelas parcerias Shortcut.
Em 2020 esta iniciativa associa quatro parceiros implicados na educação para o cinema, originários de 4 países europeus : Portugal, Polónia, Irlanda do Norte (Reinos Unidos), República checa. O programa é co-financiado pelos parceiros e pelo programa Media /Europe Créative, no quadro de uma estratégia visando o desenvolvimento dos públicos.
Shortcut propõe: uma colecção de filmes europeus em versões legendadas, acompanhados de recursos pedagógicos inéditos, tudo disponível em 4 línguas sendo uma delas o português ; e formações levadas a cabo pelos coordenadores Shortcut nos países cooperantes.
O conjunto dos conteúdos disponíveis destina-se exclusivemente a uso pedagógico dirigido a jovens. A sua utilização obedece ao seguinte quadro :
- O acesso aos filmes requer a abertura de uma conta-utilizador. Esta é estritamente pessoal e é validada pelo coordenador local
- O acesso ao programa Short implica que o utilizador se comprometa a executar acções de educação para o cinema com um grupo de jovens – em horário escolar ou fora dele – com a projecção de um mínimo de 2, se possível 3 filmes (ou mais) de nacionalidades diferentes durante o ano (projecção de filmes integrais), associada a um trabalho educativo.
- O acesso ao material pedagógico no site e na plataforma é livre e gratuito. O material pode ser impresso para uso pedagógico. Não pode, em caso algum, ser reproduzido para comercialização.
- Utilização dos filmes: os filmes propostos no site e na plataforma foram adquiridos pelos parceiros Shortcut para:
- Difusão não comercial e projecções públicas tipo cineclube (ex : pequena sala de cinema, sala multimedia de estabelecimento cultural, educativo, etc.) dirigidas a jovens e realizados via a plataforma de streaming. Por difusão não-comercial entende-se a disponibilização da obra cinematográfica a qualquer organismo de vocação cultural, social ou educativa tendo em vista projecções públicas e colectivas, onde não é cobrado o direito de entrada (projecções gratuitas) excepto uma eventual participação nas despesas directamente relacionadas com a organização da projecção (entrada com tarifa simbólica, bem menor que a tarifa reduzida habitualmente praticada)
- Uma duração variável de 4 a 5 anos, não podendo ser projectados para além da data do fim dos direitos indicada na plataforma.
- Territórios. Alguns territórios/países podem ser excluídos dos direitos de difusão Shortcut por quem detém os direitos. O filme será então acessível unicamente através do distribuidor do seu país.
- Condições de difusão a respeitar: os filmes estão disponíveis em streaming para serem vistos individualmente (escolha do filme e preparação da sessão) e para a sessão de projecção com os jovens. A sessão deve desenrolar-se numa sala escura e o filme deve ser projectado na íntegra. É permitido a utilização de excertos para o trabalho pedagógico em classe.