SER SOLIDÁRIOS!
O coro da escola como uma metáfora da sociedade. Zsófi, uma nova aluna de se torna vítima de tratamento injusto da parte da professora. Juntamente com sua amiga Liza, ela lutará por seus direitos e os direitas dos seus camaradas.
CRESCER
A casa onde mora Rafa está envolta na escuridão da noite. A mãe nunca mais chega. Mal rompe a manhã, Rafa atravessa a margem do rio Tejo e vem a Lisboa saber dela. É um mundo novo: os desconhecidos abordam-no, polícias sem rosto interrogam-no, a fome aperta-o, a pequena criminalidade espreita-o. A vida fervilha em cada canto da grande cidade. Resta a Rafa, com apenas 13 anos, crescer, proteger, lutar pelos seus.
UMA COMUNIDADE IDEAL?
O que nos conecta e o que nos divide nas comunidades às quais pertencemos? O que sabemos sobre nossos vizinhos – os mais próximos e os de outros países europeus? O filme pode ser também uma breve introdução à história do modernismo, cujas influências podem ser encontradas em quase todos os cantos do nosso continente.
MEGA UNIDADE - DE HABITAÇÃO (SUPERJEDNOSTKA)
ENCONTRAR OS OUTROS
As personagens do filme, Adnan e seu pai Sayid, são refugiados da Síria que começam uma nova vida na Dinamarca. Não faltam tensões e conflitos, embora as pessoas ao seu redor façam todos os esforços para que se sintam bem em um novo lugar.
SENTIR O MUNDO – REUNIR A FAMILIA
Numa ilha rochosa e exposta aos elementos, um faroleiro vive isolado com a sua filha. Do alto da sua torre o pai vela rigorosamente pelo horizonte e pela segurança dos barcos que passam. Sem outra companhia, a rapariga desenvolve uma cumplicidade única com o mar, que lhe traz brinquedos sob a forma de objectos que dão à praia. Ao ritmo das ondas, estes objectos irão desvendar acontecimentos antigos, memórias que as marés não conseguem apagar…
TRADIÇÃO E PROGRESSO
“Naquele dia não perdemos só uma cidade, perdemos todo o nosso mundo.”
O filme apresenta o destino de uma família após a explosão de uma central nuclear. Pela noite, um homem atravessa uma vedação e entra em território proibido, uma cidade fantasma, outrora habitada e entretanto evacuada, que está agora inacessível. Depois de retirar e levar a porta de entrada de uma casa abandonada, a sua antiga casa, o homem reflecte sobre as circunstâncias que o conduziram a esta perturbante situação.