ESCOLHA UM TEMA

Escolha um tópico

SER SOLIDÁRIOS!

O coro da escola como uma metáfora da sociedade. Zsófi, uma nova aluna de se torna vítima de tratamento injusto da parte da professora. Juntamente com sua amiga Liza, ela lutará por seus direitos  e os direitas dos seus camaradas.

CHÓR

SOCIEDADES POLARIZADAS

Embora o cinema de João Salaviza não denuncie directamente nas suas obras elementos concretos de um dado contexto político, é possível encontrá-los na subtileza da forma cinematográfica. No caso particular de Rafa, rodado num bairro da margem sul, em Almada, e em alguns locais do centro de Lisboa, percebemos, desde logo, a oposição de espaços: entre uma periferia onde vivem pessoas de classe modesta (trabalhadora) e o centro cosmopolita e multicultural.

RAFA

NÃO ESTÁS SOZINHO

A linha de apoio a crianças e adolescentes é uma instituição sobre a qual ainda sabemos muito pouco. O documentário dinamarquês Listen (Escuta) revela os problemas dos jovens que ligam e o trabalho de consultores que os apóiam.

Esta história é  uma óptima oportunidade para fazer perguntas sobre se sabemos onde procurar apoio e como conversar com outras pessoas para as ajudar.

SŁUCHAM

STRACH – MAŁY ŁOWCA

BYŁEM ZWYCIĘZCĄ

SER DIFERENTE

“Havia uma menininha cujo coração batia mais rápido que as outras pessoas …” – é assim que o filme começa…

HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ

NOVOS MÉDIAS, PROBLEMAS ANTIGOS

Qual é o papel da mídia digital, nomeadamente do telemóvel, na vida dos jovens?

DZIEWCZYNA Z INSTAGRAMA

KIM HOLLAND

UMA COMUNIDADE IDEAL?

O que nos conecta e o que nos divide nas comunidades às quais pertencemos? O que sabemos sobre nossos vizinhos – os mais próximos e os de outros países europeus? O filme pode ser também uma breve introdução à  história do modernismo, cujas influências podem ser encontradas em quase todos os cantos do nosso continente.

SUPERJEDNOSTKA

NO CÍRCULO DA VIOLÊNCIA

Com medo de guerras de gangues, a família negra de Cornelius Walker se muda de Londres para um bairro tranquilo em Essex, que acaba sendo um enclave de discriminação e violência. Diante da perspectiva de viver como uma vítima, Cornelius faz de tudo para se adaptar ao meio ambiente, razão pela qual se junta ao grupo de racistas agressivos. Uma história sobre o preço que estamos dispostos a pagar por uma sensação de segurança. Cuidado: Filme para espectadores com 15 anos ou mais.

CZARNA OWCA

ENCONTRAR OS OUTROS

As personagens do filme, Adnan e seu pai Sayid, são refugiados da Síria que começam uma nova vida na Dinamarca. Não faltam tensões e conflitos, embora as pessoas ao seu redor façam todos os esforços para que se sintam bem em um novo lugar.

OJCIEC ADNANA

EYES FROM THE LIGHTHOUSE

Wyjątkowa filmowa historia Pawła Ziemilskiego wprowadzi nas w świat mieszkańców jednej z dzielnic Dublina znanych z zamiłowania do dzikich koni. Jej bohaterem jest 14-letni Dylan, który za pieniądze otrzymane od swojej zmarłej mamy kupuje sobie nieoswojonego kucyka. Przyglądając się tej niezwykłej relacji, zastanowimy się nad więzią człowieka z naturą, potrzebami i prawami zwierząt oraz obowiązkami, które niesie ze sobą podporządkowywanie sobie przyrody.

EYES FROM THE LIGHTHOUSE

TRADYCJA I POSTĘP

Poruszający film Juanity Wilson, inspirowany książką Swietłany Aleksijewicz Krzyk Czarnobyla, przedstawia losy rodziny Nikołaja Fomicza Kaługina po eksplozji w elektrowni atomowej w 1986 r. Wypadki sprzed lat przedstawione przez pryzmat osobistego dramatu świadków tamtych wydarzeń będą inspiracją do zajęć poświęconych konfrontacji człowieka z technologią i poszukiwaniu równowagi między prawami jednostki a potrzebami rozwoju społeczeństwa.

DRZWI1