CINED / SHORTCUT – Formação “Cinema, Cidadania” – 2ª sessão – Cinemateca Júnior – Lisboa – 07.01.2021

A segunda sessão da formação de educação ao cinema dirigida a professores, mediadores culturais e adultos interessados – O Cinema, a Cidadania – organizada pela associação cultural Os Filhos de Lumière  teve lugar no dia 7 de Janeiro de 2021 na Cinemateca Júnior, em Lisboa. Nesta 2ª sessão foram apresentados três filmes incluídos na colecção do programa Shortcut com a presença de alunos: Rafa, de João Salaviza, História Trágica com Final Feliz, de Regina Pessoa e The Door (A Porta) de Juanita Wislon. 

Um dos objectivos era, levar o aluno a descobrir por si próprio através de questões  colocadas, a olhar para um filme através do processo de criação cinematográfica e a ver e ouvir aquilo a que geralmente não presta atenção. Estabeleceu-se assim um diálogo entre cineastas, professores e alunos sobre as relações emtre estes filmes e as questões de cinema e de cidadania presentes em cada um (a partir da matéria cinematográfica). Esta iniciativa dos projectos CinEd e Shortcut prolongar-se-á até meados do mês de Março de 2021. Esta é uma formação que pretende envolver professores e professores bibliotecários (que possam também envolver um grupo de alunos na formação), mediadores culturais e outros adultos interessados. Baseada nos programas europeus de educação cinematográfica: CinEd e Shortcut, que visam a descoberta do cinema através do encontro com o próprio cinema, que a associação Os Filhos de Lumière tem vindo a desenvolver há largos anos, esta formação incide especialmente nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento da vida e do mundo.

Os projectos CinEd e Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e, em Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa.