CINED / SHORTCUT – Formação “O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir” – Oeiras – 04.12.2020 até 05.03.2021

A primeira sessão da formação “O Cinema: Ver, Ouver, Sentir”, dirigida a professores e mediadores culturais decorreu no dia 4 de Dezembro de 2020 na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. Esta iniciativa da associação cultural Os Filhos de Lumière, em colaboração com o CFECO -Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, baseada nos projecto CinEd e Shortcut tem como objectivo dar a conhecer os programas europeus de educação cinematográfica: CinEd e Shortcut, que visam a descoberta do cinema através da criação cinematográfica, uma pedagogia que a associação Os Filhos de Lumiére tem vindo a desenvolver há largos anos, em conjunto com os seus parceiros nacionais e internacionais. Os programas em que esta formação se baseia procuram aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento e de reflexão sobre a vida e o mundo.

Decorre até 5 de Março de 2021, dando a conhecer uma metodologia participativa inovadora através do contacto com a linguagem e matéria do cinema, em diálogo com as questões fundamentais que cada filme levanta, a partir de uma selecção de filmes disponíveis nas Plataformas em que a associação Os Filhos de Lumière participa em cooperação com os seus parceiros Europeus, e com a experimentação prática dos seus múltiplos recursos e ferramentas pedagógicas. 

Formação orientada por Teresa Garcia e Ana Eliseu.

Os projectos CinEd e Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.